Esgrima histórica (HEMA)

HEMA - Historical European Martial Arts ou em português Artes Marciais Históricas Europeias, diz respeito aos sistemas de luta com ou sem armas que se desenvolveram na Europa e evoluíram para outras artes marciais ou esportes de combate, alguns se perdendo no tempo. São chamadas históricas por basearem sua prática contemporânea em fontes documentais, como tratados de combate ou manuais de esgrima (principalmente dos séc. XIV ao XIX), que descrevem fundamentos e técnicas, além de fontes iconográficas (como pinturas), literatura e fontes materiais, como armas e armaduras da época.

 

A Academia S.C.A.M. estuda e pratica a HEMA, tendo como principais manuscritos o de Fiori di Liberi (espada longa) e o manuscrito anônimo i.33, de espada e broquel. Em atividade desde 2002, possuindo mais de 15 anos de pesquisa e prática. Utilizamos espadas de aço, de madeira e wasters para a prática, permitindo que gradualmente o praticante possa dominar as técnicas com a espada (e outras armas também).

Utilizamos equipamentos de segurança, como elmos e visores telados como proteção aos praticantes durante o treino. Outra opção é o uso de equipamento acolchoado, principalmente nas praticas iniciais.

Espada Longa


A espada longa é um equipamento muito versátil, podendo ser utilizada para cortes, estocadas e desvios, assim como em contra-ataques. Os seus golpes podem ser rápidos e seguidos, ou fortes e amplos.

Embora seja usada principalmente com as duas mãos, uma espada longa ainda é capaz de ser empunhada com apenas uma delas, permitindo que várias técnicas sejam aplicadas simultaneamente, além de socos e manobras corpo a corpo, o(a) usuário(a) pode agarrar o adversário ou sua espada.

Equipamentos de proteção


Existem várias partes do treinamento onde pode se conhecer a técnica, seja no estudo de manuais históricos ou em movimentos solo. Mas o entendimento da esgrima histórica provém da prática, através de sparrings (lutas de contato), onde as técnicas de defesa e ataque são aplicadas.

Com o intuito de ser uma atividade um pouco mais acessível aos praticantes, desenvolvemos um kit de proteção próprio para Hema, com componentes todos de produção nacional, dispensando a necessidade de importar equipamentos. 

Espada Longa (Federschwert)

 

Uma das grandes evoluções da esgrima histórica (hema) nos dias de hoje são as espadas de treino, conhecidas com Feders. Baseadas em modelos do Século XVI, buscam aumentar a segurança na prática com a espada através de um formato que absorve a energia dos golpes, mas que ainda permita aos praticantes utilizar as técnicas com a espada. 

O nome Feder (plural Federn , também Fechtfeder , plural Fechtfedern ), é um tipo de equipamento utilizado nas Fechtschulen (escolas de esgrima) da Renascença alemã . Este modelo existe desde o século 15, mas passou a ser amplamente utilizado como uma arma de treinamento padrão apenas no século XVI. 

A origem do termo "Feder" para essas espadas é incerta. A palavra alemã Feder significa "pena" e o termo Fechtfeder parece estar conectado ao nome do Federfechter , ou seja, "esgrimistas de pena", uma guilda ou fraternidade de esgrimistas formada em 1570 em Praga . A pronúncia Federschwert é moderna, sendo atualmente utilizada pela maioria dos praticantes de Hema no mundo.

A espada é composta por uma lâmina flexível e arredondada com um grande ricasso e um forte punho e pommel . Devido a isso, tem o mesmo peso e centro de equilíbrio como uma espada real, lida de forma idêntica. 

A produção moderna de Fechtfedern foi revivida no século XXI para uso como armas de combate e para competição no contexto do renascimento das artes marciais europeias históricas .

Horário e local dos treinos de esgrima:
Em Florianópolis (UFSC)
Terças: 16h00 às 17h30
              18h30 às 19h30
Sextas: 16h00 às 17h30
Em Florianópolis (Parque Coqueiros)
Segundas: 20h00 às 21h00 

Em Camboriú (IFC)
Domingo: 10h00 às 12h00