O que é o S.C.A.M.

Criado em 2002, o S.C.A.M. (Sistema de Combate e Artes Marciais Medievais) estuda as técnicas e equipamentos da Idade Média, possuindo hoje três setores:

Arquearia e Combate Medieval
 

 

É onde os interessados poderão aprender as técnicas com os arcos e espadas, treinar com armaduras num ambiente positivo, com grande respeito e segurança.

 

Os treinos acontecem na UFSC em Florianópolis e no IFC, em Camboriú.

Setor Acadêmico

 

O setor acadêmico é vinculado ao Núcleo de Estudos Medievais Meridianum, do Departamento de História da UFSC.

 

Buscando informações em Museus, livros e em diversos acervos, estes dados são aplicados no desenvolvimento de técnicas de esgrima e arquearia (por meio da Academia) e de forja (através do Grupo de Pesquisa).

 

Desde 2010 o setor acadêmico vem expondo seus trabalhos em Seminários e Simpósios Nacionais e Internacionais de História Medieval.

Grupo de Pesquisa

    

Este setor procura aperfeiçoar e desenvolver equipamentos próximos aos modelos originais, almejando sua funcionalidade e mantendo sempre a segurança dos usuários, fabricando armaduras, espadas, arcos e outros itens, utilizando técnicas artesanais.

 

Graças a este acervo (que vem sendo montado desde 2002), hoje o grupo é convidado para participar de diversos eventos culturais para demonstrações, exposições em Museus e Workshops.