Espadas e Outras Armas Históricas


Em atividade desde 2002, estudamos a 20 anos as técnicas usadas pelos cavaleiros medievais, o treinamento inclui a utilização de equipamentos como espadas de aço, armaduras históricas e equipamento acolchoado, sempre pensando na segurança e aprimoramento técnico.

Desde 2014 tivemos a oportunidade de participar de torneios e competições de esgrima histórica e combate medieval. Graças ao esforço e treinamento vários lutadores e lutadores conseguiram trazer  diversos títulos.

As espadas de aço pesam entre 1,6 e 2 kg, são feitas do mesmo aço das espadas reais, tendo o mesmo peso e equilíbrio. Como é um esporte, elas não possuem corte.

Abaixo segue uma explicação dos principais equipamentos que utilizamos

As práticas com armadura garantem segurança, mas os treinos também ocorrem sem armadura, com equipamentos acolchoados

Espada Longa


A espada longa é um equipamento muito versátil, podendo ser utilizada para cortes, estocadas e desvios, assim como em contra-ataques. Os seus golpes podem ser rápidos e seguidos, ou fortes e amplos.

Embora seja usada principalmente com as duas mãos, uma espada longa ainda é capaz de ser empunhada com apenas uma delas, permitindo que várias técnicas sejam aplicadas simultaneamente, além de socos e manobras corpo a corpo, o(a) usuário(a) pode agarrar o adversário ou sua espada.

Nesta modalidade o praticante irá aprender desde o básico até as técnicas avançadas da esgrima histórica.

O instrutor, Anderson Tsukiyama, é o atual campeão panamericano na espada longa (IMCF Open Argentina 2017)

Torneios esportivos acontecem em vários lugares do mundo. Além de trazer um grande aprendizado, permitem que os atletas testem o seu limite.

Video explicando como funcionam as regras de um torneio

Duas lutadoras se enfrentam em torneio internacional de espada e escudo

Espada e Escudo

 

 

Utilizado durante grande parte da Idade Média, esta combinação de equipamentos protege o usuário de flechas e lanças, permitindo efetuar a manobra conhecida como "barreira de escudos".

 

O praticante irá treinar com diversos escudos, do redondo ao kite, enquanto domina a espada arming, além de poder treinar com as variações como a maça e o machado de uma mão.

 

Fazem parte da equipe, a atual campeã brasileira e panamericana na modalidade.

Lutadores usando alabardas, se enfrentam em torneio panamericano

Machados e Alabardas
 

Com o avanço de armaduras mais reforçadas, machados e alabardas estão disponíveis para o treinamento.

Estes equipamentos requerem técnica e força. Modalidades como o bohurt tem valorizado estas armas devido ao seu alcance e potência.

 

Video explicando como funciona o torneio de alabarda

Equipamento acolchoado (softcombat)

 

 

Os treinos sem armadura utilizam versões acolchoadas de espadas, escudos, lanças e até pontas de flecha.

Assim mesmo quem não possui treinamento com armadura, pode treinar as técnicas as técnicas com estas armas, seja individual ou em grupo.

Mesmo os praticantes veteranos participam desta modalidade para treinar sua técnica e o trabalho em grupo.