Espadas e Outras Armas Históricas


A academia S.C.A.M. está em atividade desde 2002, possuindo mais de 15 anos de pesquisa e prática. Utilizamos espadas de aço, de madeira e wasters para a prática, permitindo que gradualmente o praticante possa dominar as técnicas com a espada (e outras armas também).

As espadas longas de aço pesam entre 1,6 e 2 kg, e são utilizados para a prática do combate medieval histórico, são feitas do mesmo aço das espadas reais, para ter a mesma flexibilidade, peso e equilíbrio. Como é um esporte, elas não possuem corte.

Utilizamos armaduras, elmos e visores telados como proteção aos praticantes durante o treino. Outra opção é o uso de equipamento acolchoado, principalmente nas praticas iniciais.

As práticas com armadura garantem segurança, mas os treinos também ocorrem sem armadura, com equipamentos acolchoados

Espada Longa


A espada longa é um equipamento muito versátil, podendo ser utilizada para cortes, estocadas e desvios, assim como em contra-ataques. Os seus golpes podem ser rápidos e seguidos, ou fortes e amplos.

Embora seja usada principalmente com as duas mãos, uma espada longa ainda é capaz de ser empunhada com apenas uma delas, permitindo que várias técnicas sejam aplicadas simultaneamente, além de socos e manobras corpo a corpo, o(a) usuário(a) pode agarrar o adversário ou sua espada.

Nesta modalidade o praticante irá aprender as técnicas estudadas pelo S.C.A.M., indo desde o básico até as técnicas avançadas da esgrima histórica.

O instrutor da Academia, Anderson Tsukiyama, é o atual campeão panamericano na espada longa (IMCF Open Argentina 2017)

Torneios esportivos acontecem em vários lugares do mundo. Além de trazer um grande aprendizado, permitem que os atletas testem o seu limite.

Video explicando como funcionam as regras de um torneio

Mirian França é a atual campeã panamericana na espada e escudo

Espada e Escudo

 

 

Utilizado durante grande parte da Idade Média, esta combinação de equipamentos protege o usuário de flechas e lanças, permitindo efetuar a manobra conhecida como "barreira de escudos".

 

O praticante irá treinar com diversos escudos, do redondo ao kite, enquanto domina a espada arming, além de poder treinar com as variações como a maça e o machado de uma mão.

 

Fazem parte da equipe, a atual campeã brasileira e panamericana na modalidade.

Campeão brasileiro e panamericano na alabarda, Gregório Ribeiro faz parte da equipe do SCAM.

Machados e Alabardas
 

Com a melhoria das armaduras do SCAM, machados e alabardas estão disponíveis para o treinamento.

Estes equipamentos requerem técnica e força. Modalidades como o bohurt tem valorizado estas armas devido ao seu alcance e potência.

 

Video explicando como funciona o torneio de alabarda

Equipamento acolchoado (softcombat)

 

 

Os treinos sem armadura utilizam versões acolchoadas de espadas, escudos, lanças e até pontas de flecha.

Assim mesmo quem não possui treinamento com armadura, pode treinar as técnicas as técnicas com estas armas, seja individual ou em grupo.

Mesmo os praticantes veteranos participam desta modalidade para treinar sua técnica e o trabalho em grupo.

Horário e local dos treinos:
Em Florianópolis (UFSC)
Terças: 16h00 às 17h30 
              18h30 às 19h30 
Quintas: 17h00 às 18h00 
Sextas: 16h00 às 17h30 
Sábados: 16h00 às 17h30 
Em Florianópolis (Parque Coqueiros)
Segundas: 20h00 às 21h00

Em Camboriú (IFC)
Domingo: 10h00 às 12h00